NOTÍCIAS

150 anos da imigração italiana no Brasil 

Os primeiros imigrantes italianos chegaram ao Brasil em 1870, devido ao grande estímulo do governo, principalmente depois de 1850, quando o tráfico de escravos foi abolido no Brasil e os europeus substituíram a mão-de-obra escrava.

Os italianos chegaram inicialmente à região sul, onde instalavam-se colônias de imigrantes. Em meados do século XIX, o governo brasileiro criou as primeiras colônias, fundadas em áreas rurais como a Serra Gaúcha, Garibaldi e Bento Gonçalves (1875). Estes italianos eram, na maioria, da região do Vêneto, norte da Itália. Após cinco anos, devido ao grande número de imigrantes, o governo criou uma nova colônia italiana em Caxias do Sul. Nestas regiões os italianos começaram a cultivar a uva e a produzir vinhos. Atualmente, estas áreas de colonização italiana produzem os melhores vinhos do Brasil. Também em 1875, foram fundadas as primeiras colônias catarinenses em Criciúma e Urussanga e, em seguida, as primeiras do Estado do Paraná.

Apesar da região sul ter recebido os primeiros italianos, foi a região sudeste que recebeu o maior número de imigrantes oriundos da Itália. Isto se deve ao processo de expansão das fazendas de café, no Estado de São Paulo.

Os italianos começaram a expandir-se por Minas Gerais, Espírito Santo e Rio de Janeiro. A maioria absoluta teve como destino inicial o campo e o trabalho agrícola. Muitos, após trabalhar anos colhendo café, conseguiram juntar dinheiro suficiente para comprar suas próprias terras e tornaram-se fazendeiros, outros partiram para os grandes centros urbanos (como São Paulo), pois as condições de trabalho no campo eram péssimas.

Os empreendedores: Alguns italianos chegaram ao Brasil dispostos a criar pequenas empresas e prosperar na nova terra. Vendiam o que tinham na Itália e investiam no Brasil em áreas como a agricultura, comércio, prestação de serviços e indústria. Muitos destes italianos empreendedores prosperaram em seus negócios, gerando riquezas e empregos no Brasil. Um dos exemplos mais conhecidos foi de Francesco Matarazzo e seus irmãos, que emigraram para o Brasil em 1881 e construíram em São Paulo um verdadeiro império industrial.

A cultura italiana no Brasil: Os italianos que vieram viver no Brasil trouxeram na bagagem muitas características culturais que foram incorporadas à cultura brasileira, estando presentes até os dias de hoje. Dentre as inúmeras contribuições italianas à cultura brasileira podemos citar novas técnicas agrícolas, o uso do “tchau” (ciao) em todo o Brasil, pratos que foram incorporados, como pizza, espaguete (spaghetti) e o hábito de comer panetone (panettone) no Natal, o enraizamento do catolicismo, incorporando elementos italianos na religião brasileira, etc.

A diminuição da imigração italiana para o Brasil: As contínuas notícias das péssimas condições de trabalho e moradia de famílias italianas residentes no Brasil, de trabalho semiescravo e condições indignas nas fazendas de café foram divulgadas pela imprensa italiana, fazendo com que diminuísse drasticamente a vinda de italianos para o Brasil e fizeram com que os italianos preferissem destinos como a Argentina e os Estados Unidos. A imigração italiana no Brasil continuou até a década de 20, quando o ditador Bento Mussolini, com seu governo nacionalista, começou a controlar a imigração italiana. Com a Segunda Guerra Mundial, declaração de guerra do Brasil a Itália e a contínua recuperação da economia italiana, a chegada de italianos ao Brasil entrou em decadência.

• Entre 1870 e 1920 os italianos corresponderam a 42% do total dos imigrantes que entraram no Brasil. A maioria vinda da Região do Vêneto (Treviso, Verona, Veneza, Padova, Vicenza, Rovigo, Belluno), em seguida, da Campania (Napoli, Caserta), da Calábria (Cosenza, Catanzaro), e por último da Lombardia (Milão, Mantova, Cremona, Bergamo). Veja no mapa da Itália as regiões de onde vieram os imigrantes italianos que moram no Brasil.

• De acordo com dados estimados da Embaixada da Itália no Brasil, vivem no país cerca de 25 milhões de descendentes de italianos, sendo que grande parte concentrada nas regiões sul e sudeste. Acompanhe no mapa do Brasil o percentual os estados com maior percentual de oriundi:

BIGAZZI, Anna Rosa Campagnano. Italianos: história e memória de uma comunidade. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 2006.
DIEGUES JR, Manuel. Imigração, Urbanização, Industrialização. Rio de Janeiro: Centro Brasileiro de Pesquisas Educacionais, 1964.
DIEGUES JÚNIOR, Manuel. Etnias e Culturas no Brasil. Rio de Janeiro, Biblioteca do Exército Editora, 1980.
GASPARETTO JÚNIOR, Antonio. Imigração na Zona da Mata Mineira: fases e características entre 1850 e 1914. In: Anais do I Encontro de Pesquisadores da História da Zona da Mata Mineira. Rio Pomba, 2010. (a)
GASPARETTO JÚNIOR, Antonio. “Lo Stato di Minas Geraes”: a propaganda como elemento da política imigratória. In: Anais do III Simpósio do Laboratório de História Política e Social. Juiz de Fora, 2010. (b)
MARTINS, José de Souza, A Imigração e a Crise do Brasil Agrário. 

NOTÍCIAS

O Presidente da SOCIETÀ CULTURALE ITALIANA DI SOROCABA, Valdir Paezani, convida para Sessão Solene "150 anos da Imigração italiana e 25 anos da entidade", dia 18/03 no Plenário da Câmara Municipal de Sorocaba

NOTÍCIAS

Presidente da SOCIETÀ, Valdir Paezani, participa nesta quinta-feira (20/07), do início das obras de implantação do Reservatório de Detenção de Cheias (RDC) Parque dos Italianos, em uma área de 12.405,83 metros quadrados, na Vila São João, na Zona Oeste da cidade. A iniciativa integra a primeira etapa do projeto de obras de macrodrenagem na região central de Sorocaba.   

NOTÍCIAS

Presidente da SOCIETÀ, Valdir Paezani, participa nesta quinta-feira (22), de reunião com Prefeitura de Sorocaba, representantes da Marinha em São Paulo, da Sociedade Amigos da Marinha (Soamar) de Sorocaba e várias secretarias municipais, para discutir a oportunidade de parceria para a criação do Museu da Marinha Brasileira no município. 

  

NOTÍCIAS

Presidente da SOCIETÀ, o empresário Valdir Paezani, promove evento marcante, em comemoração aos 25 anos da sua empresa - ENGECALL, referência no segmento metalúrgico e distribuição de produtos siderúrgicos.

  

NOTÍCIAS

Dia da Comunidade Ítalo-Sorocabana e Dia Nacional da República Italiana, será celebrado pela SOCIETÀ.

Uma programação especial será realizada no dia 2 de junho, às 10h, com Ato Cívico, na Praça Coronel Fernando Prestes, na região central. Às 12h, será celebrada uma Missa em Ação de Graças, na Catedral Metropolitana Nossa Senhora da Ponte.

Organizada pela Società Culturale Italiana Di Sorocaba, a programação especial tem como intuito homenagear os imigrantes italianos que se instalaram no município, assim como seus descendentes que vivem na cidade. 

Os primeiros registros da imigração italiana em Sorocaba datam de 1885. A contribuição desse povo é notável em todos os setores da sociedade, principalmente na mudança socioeconômica que eles produziram no campo e nas cidades brasileiras e, em Sorocaba, não foi diferente.

  

NOTÍCIAS - EVENTOS

ELEIÇÕES ITALIANAS DE 2022: CONVOCAÇÃO

NOTÍCIAS - EVENTOS

Um verdadeiro sucesso a Festa Ítalo-Sorocabana - SOCIETÀ - realizada dia 9 de Julho no Salão Sorocaba Clube. Muito prestigiado, o evento teve como destaque o belo show do cantor Tony Angeli, que reviveu grandes sucessos da música italiana. Confira os registros:

NOTÍCIAS - EVENTOS

O Dia da Festa della Repubblica Italiana - Dia Ítalo-Sorocabano comemorados no dia 02 de junho, foi celebrado com Ato Cívico na Praça Coronel Fernando Prestese missa em Ação de Graças na Catedral Metropolitana de Sorocaba - Nossa Senhora da Ponte

O evento foi realizado pela Società Culturale Italiana Di Sorocaba em parceria com a Prefeitura Municipal de Sorocaba e apoio da Secretaria Municipal da Cultura, contou com a presença do secretário Luiz Antonio Zamuner, o presidente da entidade Valdir Paezani, diretores e comunidade em geral.

Com a participação da banda Banda Regimental de Música do Comando de Policiamento do Interior 7 - Polícia Militar do Estado de São Paulo, as autoridades hastearam as bandeiras e cantaram o hino nacional e italiano.

Logo após foi celebrada a santa missa em ação de graças comandada pelo Padre Tadeu Rocha Moraes


NOTÍCIAS

Na noite da última quinta-feira (31) de março, o Presidente da SOCIETÀ - Valdir Paezani, participou da Missa em Ação de Graças - Comemoração ao Aniversário de 90 anos do ilustre Sr. Laelso Rodrigues, importante Personalidade sorocabana.


NOTÍCIAS

Dia Internacional da Mulher

Conheça as personalidades femininas italianas que fizeram história

Anita Garibaldi 

Ana Maria de Jesus Ribeiro, a Anita Garibaldi, nasceu em 1821, sendo considerada, até hoje, uma das mulheres mais fortes e corajosas da época. Apesar de ter nascido no Brasil, é conhecida como a "Heroína dos Dois Mundos", e foi esposa do revolucionário italiano Giuseppe Garibaldi, com quem partiu para a Itália, após a Guerra dos Farrapos,para lutar pela unificação italiana e iniciar o combate aos exércitos austríacos, na Lombardia (norte da Itália), em 1947.

Considerada, no Brasil e na Itália, um exemplo de dedicação e coragem, em sua homenagem, dois municípios receberam o seu nome no Estado de Santa Catarina. Um se chama exatamente como ela, Anita Garibaldi; o outro, Anitápolis. Além disso, muitas cidades brasileiras possuem ruas com seu nome. Em Roma, na colina do Gianicolo, que se debruça sobre a cidade, ela e Giuseppe Garibaldi têm dois monumentos em sua homenagem. Anita está representada em uma estátua carregando um filho em um braço e um revólver em outro. Este é também o local onde ela está sepultada.

Anita Garibaldi faleceu em 4 de agosto de 1849, na cidade italiana de Ravenna, após contrair febre tifoide e complicações durante o parto do quinto filho, que, como o anterior, morreu precocemente.

 Lina Merlin

Angelina Merlin foi uma professora e política italiana, membro da Assembleia Constituinte e primeira mulher a ser eleita para o Senado Italiano. Seu nome está vinculado à lei 20 de fevereiro de 1958, n. 75 - conhecida como Lei Merlin - com a qual a prostituição legalizada na Itália foi abolida. Ela nasceu em 15 de outubro de 1887, em Pozzonovo, no Vêneto.

Sua atuação política no debate constitucional, como membro da "Comissão dos 75 ", foram decisivas para a proteção dos direitos das mulheres e deixaram uma marca memorável na Carta Constitucional , que conforme o artigo 3: "Todos os cidadãos são iguais perante a lei, sem distinção de sexo", com os quais foi estabelecida a base jurídica para alcançar a plena igualdade de direitos entre homens e mulheres, que sempre foi o principal objetivo da atividade política de Angelina.

A intensa vida política e a relevância de seu trabalho fizeram com que Angelina Merlin seja considerada uma das mulheres italianas mais influentes da história. Ela faleceu em 16 agosto 1979, em Padova.

Sophia Loren

Em 20 de setembro de 1934, nascia, em Roma, Sofia Constanza Brigida Villani Scicolone ou, simplesmente, Sophia Loren. A atriz italiana começou sua carreira no cinema em 1950, aparecendo em atuações menores até ser contratada para cinco filmes pela Paramount em 1956, lançando sua carreira internacional.

Sophia ganhou fama internacional em 1962, quando recebeu o Oscar de Melhor Atriz pelo filme “Duas Mulheres”, que também lhe rendeu o prêmio de Melhor Atriz no Festival de Cannes e o New York Film Critics Circle Awards.

Atuou em filmes notáveis como Orgulho e Paixão e Tentação Morena e chegou ao ápice de sua carreira em 1964, quando estrelou o filme “A Queda do Império Romano”.

Além do Oscar, ela ganhou um Grammy Award, cinco Globos de Ouro especiais, um Bafta, o prêmio de Melhor Atriz no Festival de Cannes, e o Oscar Honorário em 1991.

Sophia Loren é considerada uma das personalidades italianas mais icônicas e marcantes, e foi reconhecida como uma das 25 maiores lendas do cinema norte-americano do sexo feminino na pesquisa do American Film Institute, da AFI's.

Trota de Salermo

Nascida sob o sobrenome Riggiero, Trota casou-se com Giovanni Plateario, médico e um dos líderes da Escola de Medicina da cidade de Salerno. Seguindo a carreira na Medicina, foi a primeira ginecologista de quem se tem notícia.

Informações pouco precisas sobre a data de nascimento de Trota não ofuscam o fato de que, em sua época, na Europa, só mulheres cuidavam da saúde de mulheres, e pouquíssimas eram letradas, e menos ainda, levavam adiante os estudos de medicina. Pesquisas apontam que, possivelmente, ela faleceu em 1097, mas, seu trabalho pioneiro rendeu tratados escritos que orientaram os tratamentos médicos para mulheres ao longo de 400 anos

O tratado mais famoso da pesquisadora foi dedicado ao período da gravidez e do pós-parto. Chama-se “De Passionibus Mulierum ante in et Post Partum” (Algo como “Sobre a saúde das mulheres durante e depois do parto”). No livro “De Curis Mulierum” (“Do tratamento para mulheres”, em tradução livre), Trota abordou dicas gerais de saúde, ensinando a fazer cosméticos em casa, a lidar com picada de cobra e a amenizar os desconfortos da Tensão Pré-Menstrual (TPM).

NOTÍCIAS

MISSA EM AÇÃO DE GRAÇAS AOS 23 ANOS DA SOCIETÀ


NOTÍCIAS

HOJE É DIA NACIONAL DO IMIGRANTE ITALIANO

É dia de comemoração!

O Brasil é o maior país com raízes italianas em todo o mundo. Pela importância que a comunidade italiana representa para a construção do Brasil, esta data tem o objetivo de homenagear os descendentes dos imigrantes italianos.

A lei nº 11.687, de 2 de junho de 2008, instituiu oficialmente o Dia Nacional do Imigrante Italiano no calendário de todo o território brasileiro.

A escolha do dia 21 de fevereiro é uma homenagem à expedição de Pietro Tabacchi ao Espírito Santo, em 1874. Este evento ficou marcado como o inicio do processo de migração em massa dos italianos para o Brasil.

Com a crise que se instalou na Itália durante meados do século XIX e XX, muitos camponeses italianos aceitaram os pedidos do governo brasileiro para trabalharem nas lavouras do país, principalmente nas regiões sudeste e sul.

De acordo com dados do Consulado da Itália no Brasil, estima-se que atualmente existam aproximadamente 25 milhões de descendentes de italianos vivendo em terras brasileiras.

NOTÍCIAS

MAIS UM EVENTO REALIZADO COM SUCESSO, II RONDELLI SOLIDÁRIO SOCIETÀ!

Aconteceu no último dia 12 de dezembro, recebeu muitos elogios pelo saboroso cardápio e atendimento!

NOTÍCIAS

I DRIVE THRU SOLIDÁRIO EM PROL DA SOCIETÀ CULTURALE ITALIANA DI SOROCABA, FOI UM SUCESSO!

Realizado no último dia 26 de setembro, o I Rondelli Solidário, recebeu muitos elogios, pelo saboroso cardápio, caloroso atendimento e entrega.

NOTÍCIAS

PRESIDENTE DA SOCIETÀ E CONSELHEIRO TITULAR DO CIESP-SOROCABA, VALDIR PAEZANI, PARTICIPA DO PROJETO RETOMADA + NO CIESP SOROCABA


NOTÍCIAS

COMEMORAÇÃO 118 ANOS DA ASSOCIAÇÃO GIUSEPPE VERDI


NOTÍCIAS/diário DE SOROCABA
ColuNA SOCIEDADE

Assembleia Geral Extraordinária realizada na tarde do dia 21 de julho, quarta-feira na sede SOCIETÀ

NOTÍCIAS/DIÁRIO

Coluna Sociedade 

Diário de Sorocaba


NOTÍCIAS/SOCIETÀ

Visita de cortesia a Associação Italiana Giuseppe Verdi de Salto/SP 



NOTÍCIAS/DIÁRIO

Solenidade celebra dia da Comunidade Ítalo-Sorocabana  



NOTÍCIAS/SECOM

Solenidade celebrou o dia da Comunidade Ítalo-Sorocabana  



NOTÍCIAS/G1

Dia da Comunidade Ítalo-Sorocabana será celebrado nesta quarta-feira  



NOTÍCIAS/SECOM

Dia da Comunidade Ítalo-Sorocabana será celebrado nesta quarta-feira (2)